17 de set. de 2013

Varizes

Para tentar prevenir as varizes na gestação e melhorar seus sintomas as dicas são:

  • Uso de meia elástica durante todo o dia
  • Descanso com as pernas para cima alguns minutos por dia
  • Deitar sempre do lado esquerdo a partir da metade da gravidez em diante
  • Evitar ganho de peso excessivo
  • Procurar um cirurgião vascular ao término da gravidez para planejar o tratamento das varizes.

 Um dos principais fatores que causam varizes é a gravidez. E grande parte das gestantes sofrem com este problema. Mas o que a ciência diz sobre o que causa as varizes e como preveni-las?

Os estudos científicos apontam que entre 20 e 40% das gestantes tem varizes nas pernas e mais de 80% vão ter inchaço nas pernas em algum momento da gestação. Não se sabe ainda ao certo se a gravidez sozinha pode causar as varizes ou se ela só desencadeia a formação de vasos varicosos em quem tem alguma predisposição genética.


Causas do aparecimento das varizes na gravidez

Existem várias teorias que explicam o aparecimento e a piora das varizes na gestante e conhecer a causa do problema é importante para entendermos como podemos evitá-lo.
As varizes começam a surgir na gestante já nos dois ou três primeiros meses da gravidez. Isso ocorre devido às mudanças hormonais que acontecem no corpo da mulher, como aumento dos níveis de estrógeno e progesterona. Um estudo realizado em 1999 encontrou receptores para esses hormônios na parede da veia safena, o que pode indicar que estes hormônios podem ter relação com alterações na sua parede (leia mais aqui). Além disso, ocorre o aumento da quantidade de sangue no organismo, o que também contribui para aumentar a pressão dentro das veias das pernas.


O crescimento do útero causa compressão da veia cava e aumento das varizesCom o passar da gestação, o bebê cresce e o útero vai aumentando gradativamente. O útero aumentado comprime a veia cava, a maior veia do corpo humano, que é responsável por carregar o sangue das pernas de volta para o coração. Assim, o sangue tem dificuldade de passar, causando inchaço e o aumento das varizes. Falei um pouco sobre isso no post "Por que eu tenho varizes?". Por causa disso que os obstetras aconselham as gestantes a deitarem sempre do lado esquerdo: a veia cava passa do lado direito do corpo e quando a gestante deita do lado esquerdo ela desvia o peso do útero para o lado oposto da veia.


Existe algum tratamento para os sintomas das varizes na gravidez?

As principais recomendações para quem tem varizes é repouso com as pernas para cima e uso de meias elásticas. Nenhum medicamento utilizado para amenizar os sintomas das varizes é recomendado devido à falta de estudos científicos que comprovem que seu uso é seguro na gravidez. Isso vale inclusive para os medicamento fitoterápicos a base de rutina ou ginko biloba.
O descanso com as pernas para cima é importante para aliviar os sintomas das varizes na gravidez!
O uso de meias elásticas na gestação também é um assunto controverso. Poucos estudos foram realizados para testar a eficiência da meia em diminuir os sintomas das varizes nas gestantes. Um estudo realizado em 1986, (muita gente por aqui ainda não tinha nascido...) feito com 35 mulheres, não mostrou diferença entre o uso da meia e o repouso somente. Já um estudo mais recente (de 2003) realizado com 55 mulheres, mostrou que a meia é eficaz para diminuir o inchaço causado pelas varizes. Saiba mais clicando neste link.
O descanso com as pernas para cima também é recomendado para diminuir os sintomas das varizes, como inchaço, dor e sensação de peso nas pernas. Alguns minutos já são suficientes para deixa.


Fonte: http://www.pernaspraquetequero.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário